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Comunicação dos Fundos de Pensão: melhores práticas

Por Juliana Frota
08/01/2023

Saber como melhorar a comunicação dos fundos de pensão é essencial para um melhor contato com o público potencial de se tornar um participante do plano. E por isso, ela deve ser clara, direta, simples.

A inclusão de estratégias para uma boa comunicação aumenta a qualidade do relacionamento com os participantes ativos e assistidos e com potenciais interessados na solução previdenciária, ao mesmo tempo que aumenta o investimento no fundo.

Mas, para isso, uma estratégia de comunicação deve ser criteriosamente montada para que atinja o objetivo da Entidade. E para saber como fazer isso e melhorar a comunicação dos fundos de pensão, preparamos o artigo abaixo com as melhores práticas que podem ser usadas. Siga a leitura e confira!

Comece pelo plano de marketing

Um plano de marketing bem elaborado e estruturado é a base de qualquer comunicação de um fundo de pensão. É este plano que direcionará todas as ações de educação previdenciária e conteúdo e permitirá ter maior assertividade e menos custos para a entidade. 

Cada fundo de pensão tem seu nicho específico de atuação e, por isso, precisa de um plano de marketing adequado ao seu modelo de negócio e à maturidade de comunicação do plano para que atenda às suas necessidades. 

E, embora possa haver tantas estratégias de marketing possíveis de serem construídas, existem algumas seções que são comuns inclusive para o mercado de previdência fechada. É por isso que neste artigo queremos mostrar como fazer um plano de comunicação para fundo de pensão e quais os passos a seguir para desenvolvê-lo.

Mas o que é um plano de marketing?

O  plano de marketing  é um documento em formato de texto ou apresentação onde são recolhidos todos os estudos de mercado realizados pela empresa, os objetivos de marketing a atingir, as estratégias a implementar e o planejamento para a sua realização.

Um plano de marketing é, portanto, o guia que orienta o fundo de pensão na determinação dos passos a seguir em cada momento com todos os seus públicos de relacionamento. Neste documento, com uma investigação desenvolvida, o desdobramento de sua viabilidade econômica, a delimitação de objetivos de curto e longo prazo e o cronograma das ações a serem realizadas, entre outros, o fundo de pensão saberá a melhor forma de engajar participantes em potencial e quais KPIs medir.

Este documento é geralmente válido por um ano. Portanto, é conveniente revisá-lo anualmente e renová-lo para desenvolver novos objetivos, reestudar o mercado, avaliar a concorrência, os públicos, o que foi conquistado e propor um novo plano de ação para se adaptar as mudanças de cenário. 

Apesar de dar muito trabalho, é importante verificar se tudo o que foi implementado funcionou, bem como avaliar a situação atual e o posicionamento da Entidade no mercado.

E quando se fala em fundos de pensão, é preciso ter em mente que há algumas necessidades básicas na comunicação, cujos objetivos são:

  • Transparência da gestão
  • Fomento à educação previdenciária para aumento do conhecimento de seu público-alvo a respeito da previdência complementar
  • Incentivo à adesão de potenciais participantes 
  • Plano de benefícios
  • Incentivo à migração 
  • Incentivo ao aumento de contribuição ou à realização de aportes
  • Criação de canais de relacionamento com participantes ativos e assistidos

Conheça seu público-alvo

Durante o processo de construção do seu plano de marketing, uma etapa fundamental é conhecer seu público-alvo, ou seja, saber com quem você quer se comunicar.

Para isso, é preciso elaborar uma lista de personas, que são personagens fictícios que representarão seus consumidores ideais. Para isso é preciso determinar idade, sexo, profissão, renda per capta, quais canais digitais utiliza, interesses, entre outros aspectos.

E quanto melhor for construída esta persona, melhor assertividade você terá em suas campanhas de comunicação dos fundos de pensão. 

Além disso, é fundamental que a construção do público-alvo também seja revista periodicamente, ajustando conforme novos dados são obtidos com os atuais participantes dos fundos de pensão. 

Torne seu fundo de pensão mais social, local e móvel

Não basta ter uma presença digital com um site e um perfil de rede social, é preciso potencializar e maximizar seus esforços para tornar seu fundo de pensão o mais social, local e mobile possível para obter os melhores resultados. 

Com o surgimento dos smartphones, este se tornou uma extensão do nosso corpo, o primeiro assistente de compras e a porta de entrada para a internet, e seus consumidores buscam produtos e serviços por geolocalização.

Por isso, certifique-se de ter um site otimizado para usuários móveis e também dominar as estratégias de SEO, que é conseguir usar as palavras-chave corretas para ranquear entre os primeiros colocados nos mecanismos de buscas.

A adoção social vai além de ter perfis nas principais redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Twitter, entre outros, mas deve incluir uma presença social ativa para tornar seu fundo de pensão mais agradável e gerar engajamento com seu público-alvo.

Tenha ações de comunicação multicanal

Para maximizar os resultados, o fundo de pensão deve aprender a implementar uma estratégia de marketing digital multicanal para ser mais eficaz e gerar respostas favoráveis ​​do seu público-alvo em qualquer canal em que esteja. 

Conectar-se e interagir com seu público-alvo é crucial para o sucesso e a sobrevivência de qualquer negócio, e o mesmo pode ser dito em relação à comunicação do fundo de pensão. Por tanto, é vital iniciar uma campanha multicanal para a sustentabilidade do plano.

Uma estratégia de marketing digital multicanal vai te dar bons resultados, mas se você fizer isso em diferentes canais ao mesmo tempo, vai te dar resultados ainda melhores. 

Lembre-se de que nem todos os seus clientes ideais se conectam por meio de mecanismos de busca ou redes sociais. Portanto, focar apenas nesses canais para direcionar tráfego para seu site fará com que você perca de vista canais e novas oportunidades de capturar mais leads.

Tenha um conteúdo memorável

Uma estratégia de conteúdo memorável deve ser o combustível da sua estratégia digital de comunicação. E ainda mais se você estiver usando a metodologia de Inbound Marketing para atrair, converter, vender e encantar seus clientes.

Com concorrentes no mercado financeiro na área, não basta apenas produzir conteúdo. Em vez disso, você deve promover a educação previdenciária e se concentrar na criação de conteúdo épico que seu público-alvo definitivamente desejará ler, assistir e depois curtir, compartilhar com toda a rede. Isso permitirá atingir mais e mais pessoas que poderão se tornar novos participantes em seu fundo.

Tenha um conteúdo rico e visualmente atrativo

O futuro do marketing digital é visual e a convergência de vídeo, imagens e elementos gráficos em seu conteúdo pode gerar um aumento na interação. Uma comunicação eficiente que inclui imagens pode gerar 14% mais visualizações e, se incluir áudio e vídeo, pode aumentar até 48% mais visualizações.

Conteúdo com elementos visuais gera não apenas visualizações, mas também consegue aumentar em até 180% mais engajamento do seu público-alvo. 

Quanto maior o número de curtidas e compartilhamentos do seu conteúdo, mais relevantes suas páginas adquirirão e esse é um dos fatores de SEO que o ajudará a ser encontrado nos buscadores como o Google.

Aplique melhorias contínuas

Por fim, você deve ter uma mentalidade de melhoria contínua em relação às suas estratégias de comunicação dos fundos de pensão. Não basta apenas estar satisfeito com o status quo. Para isso, realize constantemente testes A/B, cenários para melhorar o ROI, obter insights de Analytics, formular ações de melhoria e executá-las sistematicamente.

Dessa forma será possível melhorar ainda mais a comunicação do seu fundo, conhecer melhor os desejos e dores do seu público-alvo, e entregar um conteúdo cada vez mais assertivo de busca por novos participantes do fundo de pensão.

Conte com a Insurtalk

Como viu no artigo acima, uma comunicação é peça-chave para o sucesso de um fundo de pensão, ao mesmo tempo que atrai novos participantes e eleva a participação financeira dos atuais. Mas isso requer estratégia e conhecimento técnico da área do marketing e comunicação para se conseguir resultados mais eficientes. 

Aqui na Insurtalk contamos com uma equipe altamente qualificada e especialista em comunicação e marketing de mercado financeiro e fundos de pensão. Com isso, podemos elaborar uma estratégia ainda mais assertiva para seu plano.

Esperamos por fim que tenham gostado das práticas que compartilhamos até aqui para melhorar a comunicação dos fundos de pensão. E para contar com nossa equipe para dinamizar ainda mais seu marketing, clique aqui e entre em contato com a Insurtalk!

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