As EFPC (Entidades Fechadas de Previdência Complementar) são instituições criadas para administrar planos de natureza previdenciária. E para muitas pessoas, pode ser difícil entender os conceitos técnicos desse mercado. Por isso, há alguns itens que não podem faltar na comunicação com os participantes.
Afinal, a concorrência com outras empresas do mercado financeiro pela atenção das pessoas e as falhas na comunicação das Entidades estão entre os principais motivos para que os participantes deixem um plano em busca de outras alternativas de investimentos para aposentadoria financeira.
Importante entender que a comunicação eficaz é um tipo de comunicação em que conseguimos transmitir a mensagem de forma compreensível e muito clara para o destinatário sem causar dúvidas, confusões ou possíveis interpretações erradas.
Mas para ter uma comunicação assertiva e que realmente proporcione os resultados adequados, preparamos abaixo o que não pode faltar na comunicação de uma EFPC. Siga a leitura e descubra agora mesmo.
Os participantes precisam te entender
Comunicação é o que o outro entende. E ninguém adere a um plano de previdência sem entender seu funcionamento e benefícios para sua vida financeira.
A base de uma estratégia é comunicar algo para alcançar um objetivo específico. Seja uma empresa falando com seu público ou uma entidade de previdência complementar falando com seus participantes ativos ou potenciais.
Uma boa comunicação permite atingir seus objetivos: conquistar o participante, avançar no processo ou resolver um problema específico.
Mas a realidade é bem diferente: muitos clientes potenciais, que precisam de uma previdência complementar, nem sempre entende isso.
Por isso, elaborar uma estratégia de comunicação que realmente entregue a informação de forma clara e promova uma educação previdenciária é essencial. É ela que vai garantir que todos entendam o que diz, e também queiram seguir como participantes do plano de previdência complementar da sua entidade.
Comunicação com participantes da EFPC
A comunicação com participantes de uma Entidade Fechadas de Previdência Complementar é uma parte essencial no processo de captação e manutenção da carteira de participantes ativos. Se ela for falha, como já mencionamos, eles podem deixar a EFPC e migrar para outra alternativa de investimentos.
Por isso, para não errar, você pode seguir as seguintes sugestões:
Simplicidade
Imagine que seu público não está acostumado com termos técnicos, jargões do meio financeiro, entre outros. Por isso, sua comunicação deve ser de fácil compreensão.
Elabore um conteúdo claro, didático e compreensível por todas as pessoas. Essa é a melhor forma de ter certeza que todos entenderão o que deseja comunicar.
Aderência
Um bom conteúdo de comunicação é aquele que transmite uma mensagem e permanece na cabeça de quem recebeu a informação. Por isso, ele deve ser aderente, ao mesmo tempo que condiz com a realidade da entidade e do participante.
Objetividade
Mais que simples, é preciso que sua mensagem seja objetiva e sintetizada. Hoje as pessoas quem saber logo o que você está querendo dizer, e quanto mais objetividade usar em seus conteúdos, melhor.
O excesso de informação torna a atenção das pessoas escassas por isso, facilite o consumo dos conteúdos com frases e parágrafos curtos, objetivos e na ordem direta, sem rodeios.
Envolvimento
É importante também que durante o processo de elaboração da comunicação com os participantes da EFPC, todas as pessoas ligadas às áreas estratégicas sejam ouvidas. São elas que saberão identificar quais as principais dúvidas dos participantes.
Com base nisso, é possível elaborar uma estratégia de conteúdo mais focada nessas necessidades e demandas deles. Isso cria um envolvimento ainda maior com os participantes e reduz as dúvidas e utilização dos canais de atendimento.
Educação financeira
Lembre-se que toda boa comunicação é aquela que proporciona conhecimento a quem recebe a mensagem. Por isso, todo seu material de divulgação para os participantes da EFPC deve promover uma cultura previdenciária.
Você deve aproveitar todos os pontos de contato da sua comunicação para transmitir informações que agreguem à vida dos participantes, fazendo com que eles tenham ainda mais interesse em seguir com seu plano previdenciário para sua aposentadoria financeira.
Adequação
Por fim, outro ponto que não pode faltar na comunicação com os participantes da EFPC é a adequação ao uso da tecnologia. Hoje cada vez mais as pessoas usam seus celulares para se manter informados, e estar presente em suas telas é fundamental.
Para isso, use as redes sociais, aplicativos mobile, área exclusiva do participante e outros canais de comunicação para levar informações de qualidade e acessíveis ao seu público-alvo. Assim você cativa os participantes da EFPC, ao mesmo tempo que atrai muitos outros.
Tom de voz apropriado para o contexto
O tom de voz é outra das chaves que devemos levar em consideração quando transmitimos qualquer mensagem e queremos alcançar uma comunicação eficaz. O tom adequado dependerá do tipo de comunicação que se quer estabelecer e do conteúdo específico da mensagem.
Por isso, é também muito importante conhecer seu público, qual seu nível de conhecimento e de educação previdenciária, para que a mensagem comunicada seja de fato entendível pelo receptor.
A Insurtalk pode te ajudar
Conseguiu compreender o que não pode faltar na comunicação com os participantes do plano da EFPC? Como viu, a base de tudo é ter uma estratégia clara e objetiva, e que fale a mesma língua dos seus participantes.
Além disso, para saber se comunicar eficazmente, o primeiro passo é também saber ouvir. Se ouvirmos e soubermos interpretar o que os nossos clientes nos dizem (sob a forma de conversas ou dados), a solução aparecerá diante dos nossos olhos.
Com base naquilo que ouvimos e coletamos, é possível elaborar uma comunicação estratégica e assertiva. E nesse ponto, a Insurtalk é especialista na área.
Mais que uma empresa de comunicação, apresentamos soluções que comunicam e vendem seguros de vida e previdência privada para fundos de pensão. E para isso, temos na comunicação estratégica nosso principal pilar.
Utilizamos as ciências que estudam o comportamento humano relacionadas ao dinheiro, como a psicologia econômica e as finanças comportamentais. Todas, atreladas à nossa inovadora proposta de Solução Integrada Insurtalk.
Por isso, caso deseje ter uma comunicação com os participantes da EFPC ainda mais eficiente, entre em contato com nossa equipe da Insurtalk e veja como podemos te ajudar!