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Por que o Marketing Digital é fundamental para os Fundos de Pensão?

Por Juliana Frota
03/01/2023

Ter uma boa estratégia de marketing digital pode trazer muitos benefícios para os fundos de pensão e para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

Nos últimos anos, as mídias digitais passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas. Elas não usam a Internet apenas para trabalhar ou se divertir, mas também para resolver qualquer tipo de dúvida relacionada aos investimentos, dinheiro e planejamento previdenciário e pesquisam sobre produtos e serviços antes de uma decisão de compra.

Todas as informações em torno de uma marca contribuem para deixar as pessoas mais ou menos dispostas a se tornarem um consumidor final, ou participarem de um fundo de pensão. Por isso, uma estratégia de marketing digital é essencial para melhorar a imagem da marca da entidade, dos patrocinadores e aumentar a visibilidade do fundo de pensão, aumentar a base de participantes e os investimentos no fundo.

Para detalhar todos os benefícios que o marketing digital pode proporcionar, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é o marketing digital?

Para ter uma ideia visual do que é o marketing digital, imagine que a internet é como um grande shopping center e que cada um dos sites ou páginas nas plataformas sociais da internet são as vitrines deste centro.

Certamente você quer que suas vitrines sejam visíveis, certo? Para atrair a atenção das pessoas que estão navegando na rede, você precisa melhorar sua visibilidade por meio das táticas e estratégias relevantes que o marketing digital nos fornece.

Ter uma boa presença online, desenvolver uma estratégia coerente com os valores da entidade, gerir corretamente as suas redes sociais e ser participativo na sua comunidade, pode facilitar o aumento da conversão de potenciais participantes. 

Mas é claro que o marketing digital também vai muito além de apenas ter presença online. Seu maior diferencial é a possibilidade de atingir o público certo, no momento certo. Para isso, é possível direcionar campanhas de marketing exclusivas para o público-alvo do seu fundo de pensão.

Com isso, se reduz os investimentos em marketing e se tem um melhor retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, ao invés de anunciar para todos, o fundo de pensão se comunicará apenas com aqueles que realmente são potenciais interessados em aderir ao fundo de pensão.

E quais os benefícios para os fundos de pensão?

Você, enquanto gestor de um fundo de pensão, deve estar se perguntando qual o benefício do marketing digital para sua operação. Mas saiba que é a melhor forma de você atrair novos participantes para seus planos, além de se relacionar e fidelizar os participantes ativos e assistidos. 

E se comunicar com seu público-alvo é fundamental, ainda mais diante do grande crescimento que o mercado financeiro e de previdência privada aberta e fechada vêm experimentando nos últimos anos. De acordo com a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entre os anos de 2020 e 2021, a procura e contratação pelo serviço privado cresceu 16% em todo o Brasil. 

Hoje, segundo a Anbima, um terço da população brasileira hoje já investe em algum produto financeiro, porém apenas 13 milhões de brasileiros possuem previdência privada no país e 2,6 milhões são participantes ativos na previdência fechada, segundo a Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). 

Em paralelo, a procura por temas ligados à educação previdenciária cresceram nos últimos três anos impulsionadas pela discussão da reforma da previdência e da pandemia. E, diante da grande procura, manter uma comunicação clara com os novos interessados é fundamental para aumentar a relevância do fundo de pensão no portfólio de investimentos voltados para a aposentadoria financeira das pessoas. 

E entre os benefícios do marketing digital para os fundos de pensão, podemos mencionar:

Medição

Quando uma estratégia de marketing digital é realizada, ela pode ser medida com muito mais facilidade do que as estratégias de marketing tradicionais.

Personalização 

O marketing digital democratiza a personalização, ou seja, permite personalizar o tratamento com o cliente a um custo muito baixo. É importante notar que os consumidores modernos esperam um tratamento totalmente personalizado das empresas, e aí se incluem também os fundos de pensão, que podem usar o marketing digital para criar um relacionamento ainda mais próximo com seus participantes e interessados.

Visibilidade da marca 

Se uma empresa não está na Internet, ela “não existe”, pois está comprovado que a maioria das pessoas pesquisa na Internet antes de comprar um produto ou serviço no mundo físico ou digital.

Aquisição e fidelização de participantes

O marketing digital permite atrair e captar potenciais participantes e reter os atuais participantes ativos.

Aumento das adesões e recurso administrado

O marketing digital permite aumentar significativamente as adesões de novos participantes e aumentar o volume de contribuição destes nos fundos de pensão, uma vez que os potenciais clientes da maioria das organizações estão no mundo digital.

Criar comunidade 

O marketing digital e principalmente o marketing de mídia social permite criar uma comunidade que interage com a marca da Entidade, da Patrocinadora e do Plano, criando um vínculo emocional entre ela e seus participantes.

Canal com grande alcance 

O marketing digital utiliza a Internet e as redes sociais como canal, o que permite alcançar um grande impacto no alcance e posicionamento das marcas.

Experimentação 

O marketing digital permite testar táticas e ajustar estratégias em tempo real para otimizar resultados.

Baixo custo 

As estratégias de marketing digital são de custo mais baixo do que a maioria das estratégias de marketing tradicionais, tornando-as acessíveis a todas as entidades e planos, independente do seu tamanho ou porte.

Quais as principais estratégias que podem ser utilizadas?

Quando se fala em marketing digital, é necessário antes de tudo ter uma estratégia bem definida, visando atingir seu público-alvo com um conteúdo coerente e envolvente. Afinal, a maioria das relações nos dias atuais se forma por meio da criação da consciência da necessidade, ao mesmo tempo que a Entidade ou o Plano se posicionam como a melhor opção.

É basicamente falar da dor, e também apresentar a melhor solução previdenciária. E como se faz isso? Usando as principais estratégias do marketing digital, que incluem:

Criação de um site

O site é o pilar fundamental do marketing digital, pois é o local onde a entidade oferece o fundo de pensão e os seguros e permite que o participante faça a adesão ao plano. É muito importante ter um site profissional para que gere confiança suficiente para que os potenciais clientes sejam incentivados a ter uma relação comercial com a empresa.

O site deve ser de fácil navegação e possuir elementos que facilitem a conversão dos visitantes, ou seja, seu objetivo seja cumprido. Deve também ser responsivo, ou seja, que possa ser acessado tanto do computador quanto do celular sem perder qualidade.

O blog de educação previdenciária

Todas as Entidades ou planos devem ter um blog, pois permite atrair um público de interesse para o fundo de pensão por meio de artigos úteis que promovam uma cultura previdenciária. O blog é o centro da estratégia de marketing de conteúdo e permite que os fundos de pensão criem novos conteúdos com melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A otimização para mecanismos de busca, também chamada de SEO (Search Engine Optimization), tem como objetivo que, quando alguém pesquisar no Google ou em outro mecanismo de busca pelo fundo de pensão de uma determinada Entidade ou Patrocinadora, o site permaneça nos primeiros resultados de busca. O SEO é uma das estratégias de marketing digital que mais direcionam o tráfego para o site.

Redes sociais

É necessário que as entidades ou planos tenham presença profissional nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube etc.) cujo objetivo principal não é vender produtos e serviços, mas criar uma comunidade de usuários com uma ligação emocional com a marca. O objetivo das mídias sociais para as marcas será transformar estranhos em amigos, amigos em participantes e participantes em evangelistas da marca.

Publicidade on-line

A publicidade nos buscadores (Adwords) e nas redes sociais (Meta Ads etc.) se tornou uma excelente opção para os fundos de pensão atingirem seu público. De todas as estratégias de marketing digital, esta é a única que permite alcançar resultados imediatamente.

E-mail Marketing 

O uso do e-mail como estratégia de marketing e relacionamento costuma ser muito eficaz, desde que sempre seja feito com a autorização da pessoa que recebe os e-mails. Essa estratégia é especialmente útil para fundos de pensão, pois permite direcionar participantes em potencial para seu site.

Como a Insurtalk pode ajudar seu fundo de pensão?

Como viu, o marketing digital é uma estratégia completa para quem deseja ter mais visibilidade, e se relacionar com atuais participantes e novos interessados nos fundos de pensão.

E para isso, ter a estratégia perfeita pode fazer toda a diferença. Por isso, diante de um mercado com tantas particularidades como o de previdência privada fechada, contar com um parceiro especialista na área pode ser um grande diferencial.

É aí que surge a Insurtalk, uma empresa de soluções de infraestrutura de comunicação orientada à venda para o mercado de seguro de vida e previdência privada, suportada por uma infraestrutura de tecnologia que integra com os sistemas das seguradoras e fundos de pensão.

A Insurtalk foi idealizada para cumprir a missão de levar a cultura da educação previdenciária às pessoas por meio dos nossos clientes, pois acreditamos que é possível simplificar se relacionar com as pessoas sem o segurês.

Queremos ajudar você a se comunicar e vender de forma mais simples e clara através de uma metodologia única para gerar mais valor para o seu fundo de pensão, aumentar sua base de participantes e patrimônio administrado. Afinal, as pessoas não compram o que elas têm dificuldade de entender. É preciso simplificar a comunicação e a venda.

E aqui na Insurtalk isso faz parte do nosso DNA. Ficou interessado em contar com a Solução Integrada Insurtalk para seu fundo de pensão? Clique no botão abaixo e descubra como podemos ajudar você!

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