Soluções que comunicam e vendem seguro e previdência

Insurtalk Blog | Como atrair novos participantes para fundos de pensão?

Por Juliana Frota
08/01/2023

Quer aumentar a base de participantes para o fundo de pensão que administra? Uma excelente estratégia é usar o inbound marketing.

Essa é uma das estratégias do marketing digital que tem como objetivo atrair as pessoas para o seu fundo de pensão criando uma relação de confiança. Para isso, diversas técnicas são construídas para que você tenha sempre uma esteira de conteúdos girando que seguirá atraindo mais e mais pessoas com o passar do tempo.

Ele é diferente das antigas técnicas de marketing, que usam anúncios em jornais, rádios e TVs, na qual você acaba atingindo um público nem sempre interessado naquilo que você oferecia. Como resultado, se tornava um custo alto em marketing, com um retorno nem sempre interessante.

Em contrapartida, no inbound marketing as técnicas são usadas para atingir o seu público-alvo, no momento certo e com a mensagem certa. O resultado é um investimento mais certeiro e que proporciona resultados reais.

Quer saber mais sobre o tema e como atrair novos participantes para fundos de pensão usando inbound marketing? Segue a leitura do artigo abaixo que explicamos como você pode fazer isso!

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing permite que as marcas atraiam seus clientes ideais usando uma variedade de conteúdo otimizado que aborda os pontos problemáticos e as necessidades do cliente voltadas para estágios específicos da jornada do comprador.

Por exemplo, podem ser usados vídeos, postagens de blog, podcasts e conteúdo de rede social, entre outros, para aumentar o reconhecimento da marca e ajudar a apresentar sua Entidade e fundo de pensão a participantes em potencial.

Dessa forma, as pessoas passam a se relacionar com sua entidade, criando uma relação de confiança. A ideia é utilizar especialmente conteúdos de educação previdenciária para transformar uma dor latente em dor ativa, pois todo mundo precisa de previdência complementar, mas nem sempre eles sabem disso. 

Assim, quando estiverem interessadas na sua solução, buscarão sua Entidade para fazer uma previdência complementar.

O funil do inbound marketing

Atrair, engajar e encantar seu cliente ideal é o princípio central do inbound marketing. Esses três fatores trabalham em harmonia para gerar leads qualificados, convertê-los e retê-los e é o caminho perfeito para atrair novos participantes para o plano.

Atraia

Primeiro, você precisa determinar os interesses do seu segmento de mercado-alvo. Então, com base nesses interesses, você pode produzir conteúdo personalizado com informações de alto valor para ganhar a confiança de seus clientes ideais. Eles devem pensar em você como um guia confiável para diferentes experiências.

Engaje

A etapa de engajamento visa fortalecer ainda mais a confiança do público, ajudando-o a encontrar soluções para seus problemas e removendo suas dúvidas e confusões. Isso pode ser feito alinhando seus objetivos com os objetivos dos clientes em potencial. 

Encante

Quando você produz conteúdo útil continuamente, o cliente fica encantado e volta para você sempre que precisa resolver algum problema, desde de dar entrada a algum benefício, até aumentar seus aportes. Ofereça aos seus participantes e assistidos uma experiência extraordinária em cada ponto de contato e crie uma base de fãs que recomendam seu plano para seus pares.

Como atrair novos participantes

Se você administra um fundo de pensão, deve estar constantemente buscando formas de atrair novos participantes. Para isso, separamos algumas dicas baseadas no inbound marketing para atingir seus objetivos.

1. Projete uma estratégia de conteúdo sólida

Uma estratégia de conteúdo é um plano de ação que define como você cria e usa seu conteúdo. Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida ajudará sua entidade a atrair e reter seus novos participantes em todas as etapas da jornada do comprador.

Sua estratégia de conteúdo deve estar alinhada com cada etapa da técnica de inbound marketing. Uma boa estratégia melhorará o reconhecimento do fundo de pensão, ajudará você a atrair mais tráfego, gerar mais leads, aumentar suas adesões e, por fim, levar a uma maior satisfação do cliente. Uma estratégia de conteúdo sólida é crucial para a automação de marketing subsequente.

2. Otimize para intenção de pesquisa

A intenção de pesquisa na internet é a razão por trás da consulta do pesquisador. Se você puder prever essa intenção, poderá produzir o conteúdo exato que atende a essa intenção e conquistar o coração e a confiança dos visitantes. 

Faça isso constantemente e não terá problemas em gerar leads qualificados com seu conteúdo e com isso atrair novos participantes para o plano.

Além disso, se você deseja que sua página seja classificada para um termo de pesquisa, deve alinhar seu conteúdo com a intenção de pesquisa do usuário, usando as palavras-chave certas. 

Depois que seu conteúdo for otimizado para a intenção de pesquisa, você verá um aumento em sua classificação e visibilidade. Mais visitantes chegarão ao seu site e ficarão encantados com o seu conteúdo. Como seu conteúdo atenderá às necessidades deles, eles não terão problemas para clicar em seus links e converter em participantes ativos.

3. Otimize seu conteúdo para SEO

Quase 64% dos profissionais de marketing investem esforço e tempo em otimização de mecanismo de busca (SEO). A seleção e o posicionamento de palavras-chave ainda são cruciais, embora as práticas de SEO tenham mudado ao longo dos anos. 

Junto com isso, certifique-se de que seu site seja rastreado e indexado nos mecanismos de pesquisa. 

Como 25% de quem usa um mecanismo de busca, como o Google, clicam no primeiro link orgânico do resultado da pesquisa, é vital aplicar táticas de otimização em SEO para estar nas primeiras posições.

Aqui novamente entra em cena as boas práticas de SEO, com uso de palavras-chave, meta-descrição, slug, entre outras técnicas que podem fazer o site do seu fundo de pensão aparecer entre os primeiros resultados quando um participante em potencial fizer uma busca no Google.

4. Crie iscas digitais atraentes

Uma isca digital é um item gratuito que você pode usar para atrair seus participantes e oferecê-los gratuitamente em troca de seus dados de contato.

Como o próprio nome sugere, ele atrai sua atenção para finalmente realizar a ação desejada em troca de informações valiosas sobre eles. É como uma amostra grátis de comida. É uma metodologia de marketing digital eficaz e você pode usar os seguintes tipos de iscas digitais:

  • E-books gratuitos
  • Inscrições em newsletters
  • Webinars gratuitos
  • Assinaturas de blog
  • Conteúdo sob demanda
  • Entre outros

Todas as iscas digitais estão atrás de um portão em uma página de destino. Para ter acesso a ela, é fundamental que o interessado deixe seu e-mail, que será usado posteriormente para você enviar conteúdo interessante a ele.

As iscas digitais são uma ferramenta de marketing eficaz e desempenham um papel vital na formação de uma ponte entre seu fundo de pensão e os novos participantes. Eles fornecem gratificação imediata e fortalecem o relacionamento entre a marca e o cliente. 

Se sua oferta for atraente e seus visitantes tiverem confiança suficiente, eles não terão problemas em compartilhar seus dados de contato para obter acesso ao conteúdo exclusivo.

5. Use formatos de conteúdo diferentes

Os esforços de marketing de conteúdo no inbound envolvem o uso de conteúdo épico para atrair, envolver e encantar novos participantes continuamente. Para fazer isso, existem vários tipos de conteúdo que você pode usar, dependendo de suas buyer personas ideais, do tipo de conteúdo que elas mais consomem e dos objetivos de sua campanha de marketing.

Para isso, você deve usar:

  • Blogs e Artigos: São conteúdos detalhados sobre um tema, produto ou serviço específico, podendo ser meramente informativos. O objetivo aqui é mostrar que você tem profundo conhecimento na área e se posiciona como um expert em seu segmento.
  • Vídeos: O conteúdo visual é uma das formas mais eficazes de capturar o interesse do público. Você pode produzir vídeos para o canal do YouTube, ou mesmo para usar nas redes sociais para educar sua audiência.
  • Posts: As redes sociais são canais essenciais para quem deseja atrair novos participantes para fundos de pensão. E como mencionamos acima, é fundamental seguir uma estratégia digital, produzindo conteúdo informativo e interessante, e dentro de uma determinada frequência.

Ao somar esforços de marketing digital, é possível atrair a atenção dos novos participantes para o seu fundo de pensão e com isso conseguir a adesão de mais e mais participantes.

Invista no inbound marketing

Como viu, o marketing digital é um poderoso aliado para quem deseja atrair novos participantes para fundos de pensão. E como você também deve ter percebido, marketing digital não é apenas criar posts para o Instagram falando que seu plano é melhor.

É criar uma relação de confiança do seu fundo de pensão com os interessados, mostrando não apenas suas vantagens, mas como você poderá solucionar determinadas dificuldades do seu cliente.

No caso de fundos de pensão, é mostrar que no futuro você será o responsável em dar tranquilidade ao contratante, para que ele possa aproveitar da melhor forma sua vida e ter a aposentadoria financeira que tanto merece depois de uma vida de trabalho.

É mostrar suas soluções previdenciárias, nem sempre percebidas pelos participantes. Assim é possível atrair novos participantes para fundos de pensão e com isso ter uma carteira cada vez maior de clientes.

E se precisa de ajuda com o processo, aqui na Insurtalk somos uma empresa de soluções que comunicam e vendem para o mercado de seguro e previdência, especialistas em Fundos de Pensão, seguindo todas as diretrizes que regulamentam a área.

Portanto, se deseja atrair novos participantes para seu fundo de pensão usando uma estratégia de inbound marketing, clique aqui e entre em contato com nossos consultores. Juntos, vamos construir a melhor estratégia digital para sua empresa!

Outras matérias